Domingo, 10 de Agosto de 2025
O aumento do uso de motocicletas no Brasil é permanente e está relacionado à falta de opções mais eficientes de transporte público. A frota de motos do país aumentou em quase 5 milhões desde a pandemia de covid-19 e já passa de 29 milhões de veículos. Em seis estados do Norte e Nordeste brasileiros, as motos já superaram os automóveis.
Com esse aumento, as mortes em quedas, colisões e atropelamentos em motos dispararam. Mas os óbitos são apenas parte do problema: entre 2010 e 2023, 1,4 milhão de motociclistas foram internados após incidentes nas ruas brasileiras, correspondendo a 57,2% de todas as internações associadas a lesões de trânsito no país.
Diante deste cenário, a Agência Brasil listou 10 cuidados apontados pela legislação, plataformas de aplicativo e especialistas em segurança viária. Essas dicas são essenciais para tornar as viagens de moto menos arriscadas. As recomendações incluem o uso obrigatório de capacete, não usar celular durante a viagem, respeitar os limites de velocidade, viajar sóbrio, usar roupas adequadas, ter cuidado ao circular no corredor entre os veículos, não transportar crianças com menos de 10 anos, usar farol baixo mesmo durante o dia, levar apenas um passageiro e manter o equilíbrio durante a viagem.