LogoVitória Notícias

Banqueiro confirma conversas com governador do DF sobre ativos do Banco Master

Daniel Vorcaro detalhou à Polícia Federal encontros com Ibaneis Rocha, em investigação que apura esquema de fraudes bilionárias.

30/01/2026 às 10:02
Por: Redação

O banqueiro Daniel Vorcaro confirmou ter se reunido com Ibaneis Rocha, governador do Distrito Federal, para discutir a possível venda de ativos do Banco Master ao Banco Regional de Brasília (BRB). O BRB é uma instituição financeira pública diretamente vinculada ao governo do DF. A declaração foi feita durante um depoimento prestado à Polícia Federal (PF) e à Procuradoria-Geral da República (PGR) em 30 de dezembro do ano passado.

 

Segundo Vorcaro, as reuniões tiveram um caráter institucional. Ele forneceu detalhes sobre a frequência e o local dos encontros.

 

Conversei em algumas poucas oportunidades. O governador já foi a minha casa uma vez e eu já fui na casa dele. Nos encontramos poucas vezes, para conversas institucionais.

 

A delegada Janaina Palazzo, responsável pela condução do inquérito, questionou o banqueiro a respeito de suas interações com o meio político. Daniel Vorcaro optou por não mencionar nominalmente as pessoas com quem mantém relações, enfatizando que seu convívio com membros dos Três Poderes não guardava nenhuma conexão com a negociação de compra do Banco Master pelo BRB.

 

Tenho amigos de todos os poderes. Não consigo nominar individualmente quem frequentava a minha casa. Não vejo qual a relação com o caso. As relações políticas não tiveram a ver com esse caso do BRB.

 

Investigação no Supremo Tribunal Federal

 

A confirmação do depoimento de Vorcaro veio à tona após o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, retirar o sigilo do testemunho do banqueiro e também do ex-presidente do Banco de Brasília (BRB), Paulo Henrique Costa. Ambos os depoimentos fazem parte do inquérito que investiga supostas fraudes envolvendo o Banco Master na Suprema Corte.

 

Na semana anterior à divulgação da notícia, reportagens anteriores já haviam revelado os encontros entre Daniel Vorcaro e Ibaneis Rocha. Naquela ocasião, o governador do Distrito Federal havia confirmado a realização das reuniões, mas negou veementemente que o tema da operação de venda do Banco Master ao BRB tivesse sido abordado durante esses encontros.

 

Em dezembro do ano passado, o ministro Dias Toffoli havia determinado que a investigação referente ao Banco Master deveria tramitar no âmbito do STF, em vez de seguir na Justiça Federal em Brasília. Essa decisão foi fundamentada na citação de um deputado federal no curso das investigações, o que confere a parlamentares o direito ao foro privilegiado junto à Corte.

 

Operação Compliance Zero e montante das fraudes

 

Em novembro de 2025, Daniel Vorcaro, juntamente com outros indivíduos acusados, foi alvo da Operação Compliance Zero. Esta operação foi deflagrada pela Polícia Federal com o objetivo de investigar a concessão de créditos supostamente fraudulentos por parte do Banco Master. Dentre os casos sob apuração, estava a tentativa de aquisição da instituição financeira pelo Banco Regional de Brasília (BRB), um banco público ligado ao governo do Distrito Federal. Conforme o que foi apurado pelas investigações, o montante total das fraudes pode atingir a cifra de 17 bilhões de reais.

© Copyright 2025 - Vitória Notícias - Todos os direitos reservados