Segunda, 08 de Setembro de 2025

Venezuela Aumenta Presença Militar para Combater Tráfico de Drogas

Em resposta a ações dos EUA, Maduro ordena reforço de tropas em estados costeiros estratégicos.

08/09/2025 às 14:16
Por: Redação

A Venezuela anunciou um aumento significativo de suas tropas em estados costeiros para intensificar o combate ao tráfico de drogas. A medida surge após os Estados Unidos enviarem mais caças a Porto Rico para operações contra cartéis na região.

O presidente venezuelano, Nicolás Maduro, determinou o envio de tropas adicionais para a região de Guajira, no estado de Zulia, e para a península de Paraguaná, em Falcón. Segundo o ministro da Defesa, Vladimir Padrino, essa área é considerada uma "rota do tráfico de drogas".

A presença militar também será ampliada na ilha de Nueva Esparta e nos estados de Sucre e Delta Amacuro. Espera-se o deslocamento de cerca de 25 mil soldados, em comparação com os 10 mil enviados anteriormente aos estados de Zulia e Táchira, que fazem fronteira com a Colômbia.

"Ninguém virá e fará o trabalho por nós. Ninguém vai pisar nesta terra e fazer o que devemos fazer", afirmou o ministro Padrino em vídeo divulgado nas redes sociais.

As tensões entre Venezuela e EUA têm escalado em decorrência da nova abordagem do presidente Donald Trump no combate ao narcotráfico ilegal.

O envio dos jatos americanos se soma ao aumento da presença militar dos EUA no Caribe e ocorre após um ataque militar, na semana passada, que resultou na morte de 11 pessoas e no naufrágio de um barco venezuelano que, segundo Trump, transportava drogas.

Maduro acusou os EUA de buscar uma mudança de regime na Venezuela.

Trump afirmou que os Estados Unidos não estão buscando uma mudança de regime, mas comparou as mortes por overdose nos EUA a mortos de guerra, justificando a atividade militar no Caribe.

Segundo a CNN, o presidente americano avalia novas ações, incluindo possíveis alvos de cartéis de drogas na Venezuela, o que representaria uma escalada significativa nas tensões.

*É proibida a reprodução deste conteúdo.